segunda-feira, 14 de março de 2011

De Dragões à Sereias

O Discovery vai fazer de novo. O Animal Planet, canal do grupo Discovery, vai apresentar mais um pseudo-documentário, "Sereias" (Mermaids: A Body Found), que vai ao ar no dia 19 de março e que parece seguir os mesmos passos do "Dragons: A Fantasy Made Real". Isto é, criar uma narrativa ficcional, em que uma criatura lendária é descoberta, e através dela mostrar os percalços dos cientistas para tentar compreender o fenômeno de uma forma naturalista - encarando esses seres não como criaturas mágicas, mas como entes biológicos que passaram por um processo evolutivo como todas as demais linhagens de seres vivos - divulgando assim os princípios por trás da biologia comparativa e da história natural. Um bom resumo pode ser encontrado no verbete da wiki para o programa.

A única coisa que me incomoda é que, mais uma vez, vai ter um monte de gente achando que é tudo verdade, ou seja, que realmente descobriram esses animais. Tratando o especial como um documentário real de história natural, um grane furo jornalístico, e não uma docuficção. É uma pena que muita gente fique nas aparências e não perceba que o que importa são os princípios de investigação científica que são ilustrados (mesmo que bem superficialmente) por este tipo de iniciativa. Vamos torcer para desta vez as pessoas usarem um pouco mais o seu senso crítico.

Dia 19, eu vou sentar e me divertir, assistindo o programa e tentando ver o que consigo identificar de anatomia e fisiologia comparada, biomecânica, filogenética etc.

Veja também:

http://animal.discovery.com/convergence/dragons/
http://seancameronmichael.blogspot.com/2010/12/mermaids.html
http://animal.discovery.com/convergence/dragons/inspiration/inspiration.html


11 comentários:

  1. Assisti o programa e realmente me pareceu bem convincente que possa sim existir sereias, não acredito que seja, mas se for ficição poderiamos aceitar sim as explicação como uma TEORIA que dê indicios de que sereias existem, afinal, se religiosos acreditam e Deus, cientistas em átomos, porque não podemos acreditar em sereias? Ambas as três teorias tem um bom fundamente, e nenhum é provado, ninguém nunca viu nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Não Quero parecer sensacionalista, mas não acha um pouco de soberba acharmos q somos unicos aqui. Pq essa teoria seria impossivel?

    ResponderExcluir
  3. Porque papai noel seria impossivel? Posso elaborar ao menos dez teorias sobre ele.
    A questão não é teorias, mas evidências.

    Não existe soberba em dizer que é ficional um filme que, de fato, é ficcional. Critique o autor do filme por fazer uma obra ficional então, e o obrigue a se retratar e dizer que não é ficional ;)

    quanto a dizer que cientistas creem em atomos: é irrelevante em que os cientistas creem, e a grande maioria deles geralmente acredita em algum deus de alguma religião, a questão, novamente é evidencias. Se as equações matemáticas, modelos, bomba atomica, energia nuclear, raio-x e milhares de outras coisas não são evidencias para você e você quer uma imagem, basta usar o google.
    aqui vai uma de brinde:
    http://4.bp.blogspot.com/_qUFDMUpk9jE/TTPHsAb562I/AAAAAAAAp6w/GB9iuRFoLl8/s1600/droppedImage_11.jpg

    obrigado pela participação no blog! :)

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, obrigado por comentarem, mas por favor:



    As sereias são uma fantasia, um mito, para o qual não há evidências empíricas palpáveis e é isso que deveria importar no fim das contas. Talvez evidências apareçam um dia, aí poderemos avaliá-las e voltar a essa discussão. Porém, não foi dessa vez. Este programa é uma 'docuficção', como já havia mencionado antes, e os produtores e autores não negam isso.



    Então, se vcs querem acreditar nas sereias mesmo assim, sem evidências rigorosas, é direito de vocês. Afinal, as pessoas fazem isso em relação a várias coisas, como deuses, fantasmas, duendes, mas átomos não são uma delas. Átomos são entidades muito bem corroboradas cientificamente. São baseados em ciência muito bem estabelecida. O fato de não os vermos, por motivos óbvios, não é a questão pois os detectamos de várias formas indiretas e com um nível de precisão elevadíssimo, além disso fazem todo o sentido dentro de nossas teorias físico-químicas e químicas mais sólidas e nos permitem calcular com grande precisão vários fenômenos naturais. Além do que o Anacreonte citou, temos outras coisas como aceleradores de partículas que manipulam os constituintes dos átomos o tempo todo em laboratórios pelo mundo. A química moderna, por exemplo, é toda baseada nessas entidades, assim como são os produtos derivados dela, como os da industria de alimentos, vestuário, cosmética, de materiais, fármacos, eletrônica etc. Além disso, a física nuclear que está por trás da noção moderna de átomos é uma das áreas mais bem corroboradas das ciências modernas. A expressão "teoria atômica" é histórica, era apenas como ela era conhecida ainda no século XIX. Referir-se a ela desse jeito não faz jus ao nível de precisão e apoio empírico que a física atômica moderna possui, especialmente o chamado modelo padrão da física de partículas e a mecânica quântica. Por isso não dá para comparar uma entidade tão bem validada e importante do ponto de vista da ciência básica e aplicada, como o átomo, com uma criatura de fantasia, como a sereia.


    continua ...

    ResponderExcluir
  5. Continuação.

    O programa do Animal Planet usou o mito das sereias para explicar como funciona a pesquisa em ciências biológicas, especialmente em bilogia marinha. Ilustrando idéias de história natural e biologia comparativa, mostrando como especialistas em biomecânica, bioacústica, anatomia e fisiologia comparada trabalham. Só que resolveu fazer isso usando uma criatura de mitológica, naturalizando-a (isto é, removendo seus aspectos místicos e sobrenaturais) e apresentando-a em uma forma ficcional. O que eles fizeram foi propor um exercício de imaginação, um "como seria". Entende?



    No final, logo antes dos créditos, fica bem claro que é um programa de ficção. Os únicos fatos que eles alegam ser reais são o famoso "bloop" (um potente som subaquático registrado em 1997, cuja fonte encontrava-se no pacífico sul, a quase dois mil km da costa do Chile), que ainda não sabemos a origem, e o efeito desorientador dos sonares de submarinos em baleias. O resto é tudo inventado, os 'cientistas' são todos atores e nenhuma das instituições mencionadas já lidou com o 'fatos' narrados.



    O que parece confundir muita gente é que simplesmente por que os produtores e consultores científicos tornaram o mito mais 'plausível'- ao remover elementos sobrenaturais e colocar as sereias como primatas de nossa linhagem (que assim como outros mamíferos antes deles evoluíram em formas aquáticas) - isso não o torna mais verdadeiro. Para isso precisariam existir evidências claras e examináveis por vários especialistas no mundo todo, coisa que até hoje não aconteceu. A explicação mais plausível para os mitos é uma combinação de imaginação humana, com o desejo dos marinheiros por companhia feminina (quem sabe regado a muito rum) e o eventual avistamento de certos seres marinhos, bem reais, como sirenídeos (os peixes-boi, por exemplo) que inclusive amamentam seus filhotes de forma muito semelhante a nós humanos, segurando-os no colo.

    Então, não é arrogância relatar os fatos de forma precisa e dizer que o programa não mostra evidências para a existências de sereias, sendo apenas um exercício de imaginação criativa que faz de conta que as sereias existem, com objetivo de manter os telespectadores cativos, para daí explicar como a investigação científica procede.



    http://skeptoid.com/episodes/4177

    http://www.pmel.noaa.gov/vents/acoustics/sounds/bloop.html

    http://www.science.org.au/nova/newscientist/102ns_001.htm



    http://www.nature.com/news/2008/080801/full/news.2008.997.html

    Schrope M. Whale deaths caused by US Navy's sonar. Nature. 2002 Jan 10;415(6868):106. PubMed PMID: 11805797.

    Dalton R. More whale strandings are linked to sonar. Nature. 2006 Mar 30;440(7084):593. PubMed PMID: 16572138.




    De novo, obrigado por comentarem.



    Abraços,



    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. "Não Quero parecer sensacionalista, mas não acha um pouco de soberba acharmos q somos unicos aqui. Pq essa teoria seria impossivel? "

    Oi, Anna. Bem vinda. Já repetindo o que o Anacreonte disse, não é soberba dizer o que o programa foi (uma 'docuficção') de fato. É simplesmente relatar os fatos de forma precisa.

    Me desculpe, mas o que tem a ver "achar que somos únicos" com o meu post? Isso é completamente fora de questão, pois nada do que eu disse sugere isso. Assim como eu não disse que era 'impossível'. De novo, 'achar' ou não é irrelevante. A questão é se há ou não evidências científicas para a existências de seres como as sereias, como o Anacreonte já havia comentado. Essas evidências não existem. O programa do Animal Planet não as fornece, apenas cria um cenário mais plausível, usando uma teoria muito especulativa que a do "Macaco Aquático", mas como o programa não se propõem a 'provar' nada é apenas um "what if" isso não é problemático. Não existem espécimens capturados, ossos e carcaças analisadas e nem fósseis de nada parecido com essas criaturas.

    O programa é semelhante aos programas da BBC e Discovery que especulam como seria a vida em outros planetas com base nas informações sobre história natural e biologia evolutiva terrestre combinada como o que sabemos sobre ciências planetárias que nos permite deduzir a atmosfera, clima, campo gravitacional, composição de exo-planetas em zonas habitáveis. Só que no programa, "sereias", o cenário é a própria terra (ou uma versão alternativa da mesma) e ao invês de vida alienígena, são os mitos que são analisados usando-se o arsenal teórico científico. Em nenhum dos casos são apresentadas evidências, apenas se especula de forma mais ou menos sistemática.

    O pior é que por causa desse foco nas criaturas (e em sua suposta existência), acaba-se deixando de perceber as outras coisas interessantes ditas no programa, como o da relação entre golfinhos e pescadores, aqui mesmo no Brasil, na cidade de laguna em SC. Coisa que eu mesmo tive a oportunidade de testemunhar em uma saída de campo da disciplina de mamíferos aquáticos quando estudava ciências biológicas na UFSC nos anos 90. Golfinhos e outros cetáceos possuem tradições, culturas. Estes animais são capazes de transmitir padrões comportamentais e de interação com outros indivíduos (inclusive humanos) às gerações futuras através de imitação e aprendizado.

    Coisas semelhantes acontecem com primatas, como chimpanzés, e com os padrões de cantos de certas aves. Os estudos com aprendizado de linguagem usando tábuas lexigráficas com bonobos como Kanzi e Panbanisha por Sue Savage-Rumbaugh são outro exemplo incrível. São esses fenômenos, muito bem corroborados pela comunidade científica, manifestados por estes seres muito reais que nos mostram, de verdade, que 'não somos únicos' e que não 'estamos sós'. Não é a suposta existência de sereias, duendes e fadas que faz isso. Cetáceos e primatas estão bem nas nossas caras, no mundo natural, mas muita gente ainda prefere tentar encontrar companhia de outros seres cognoscentes na fantasia e na mitologia.

    http://www.aquaticape.org/
    http://www.sintracoopsc.com.br/?p=277
    http://www.youtube.com/watch?v=0szFWthMpr0

    Abraços,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  8. A quem interessar. Segue trecho de um press release sobre o produtor e criador Charlie Folley (que também havia criado/produzido o "Dragões") em que é dito que ele estava produzindo um novo especial que misturava ('torcia') os gêneros:

    "Foley's prior posts at Discovery Communications were with TLC and Animal Planet as executive producer and director of development. Foley created, wrote and was one of Animal Planet's executive producers on the most-watched special in Animal Planet history - the two-hour DRAGONS: A FANTASY MADE REAL in 2005, for which Foley was nominated for a Primetime Emmy as writer and executive producer in the outstanding animation category. Currently, Foley is writing and executive producing another two-hour genre-bending drama taking on a new mythic subject, MERMAIDS."

    http://press.discovery.com/us/apl/executives/charlie-foley/

    Sacaram? "genre-bending drama" = docuficção

    []s

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  9. Esse outro mostra o programa (que era esperado para 2009) já em fase de criação:

    "MERMAIDS (Summer 2009)
    What if mermaids are real? For as long as people have sailed upon the ocean, there have been tales of encounters with a mysterious aquatic creature that’s half human and half sea creature. Historical seafaring cultures such as the Vikings, Greeks and Chinese independently describe sightings of a creature that appears like a woman from the waist up and a fish from the waist down. A new two-hour special MERMAIDS follows up on the success of Animal Planet’s Emmy® Award-winning program DRAGONS: A FANTASY MADE REAL, and makes viewers believe in the possibility that mermaids could exist and that human life undersea is sustainable. Told through a blend of state-of-the-art CGI, stunning underwater footage and live-action drama, MERMAIDS brings to life this fabled creature in a way never before imagined."

    http://corporate.discovery.com/discovery-news/animal-planet-soars-2008-2009-season-bold-new-ente/

    Notem o "What if ..." e o "... makes viewers believe in the possibility ...".


    [ ]s

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Aproveito e já deixo aqui um comentário meu do ano passado que deixei em um site (que nem me lembro mais qual foi), logo após ter começado a hype sobre o programa, e que acabei encontrando-o hoje postado no blog de uma outra pessoa que o usou como referência.

    Deixo aqui por causa das referências e da exortação para que as pessoas, que acreditaram que o 'Sereias' é verdadeiro, procurem pelos 'cientistas' ali citados, nos quadros de professores e pesquisadores das instituições as quais eles deveriam pertencer:

    “Gente, por favor. É uma docuficção como o 'Dragões' de 2004, do mesmo Animal Planet. Vão no imdb e vejam a ficha do programa e os nomes do atores. Caso ainda achem que é de verdade, vão nos sites do Smithsonian, Universidade do Cabo, Universidade da Flórida e procurem pelos nomes dos 'pesquisadores'. Procurem, especialmente, nas páginas dos deptos pelos sites dos laboratórios das especialidades que os personagens dizem investigar academicamente.Verão que eles não existem. Pô, isso é dito no final do programa.

    Apenas o 'bloop' e o efeito dos sonares nas baleias (desorientando-as) é que são os fatos, o resto foi criado em cima disso para dar um gostinho a mais de drama e explicar um pouco como os mamíferos marinhos funcionam, se comportam e evoluíram ao longo de milhões de anos, mostrando como se dá a pesquisa nessa área de biologia comparativa, emprestando um pouquinho de cada bicho e um pouquinho de cada área para 'criar' as ditas sereias.

    Eles, no Animal Planet e Discovery Channel, fazem isso de tempos em tempos como exercício de imaginação criativa. Não é pra ser levado a sério. É apenas um jeito mais divertido de aprender, como são os programas de como seria a vida alienígena em outros planetas ou do tipo 'caminhando com os dinossauros'. É a ciência que está por trás que deveria ser o foco.

    http://www.imdb.com/title/tt1816585/combined
    http://seancameronmichael.blogspot.com/2010/12/mermaids.html

    http://skeptoid.com/episodes/4177
    http://www.pmel.noaa.gov/vents/acoustics/sounds/bloop.html
    http://www.science.org.au/nova/newscientist/102ns_001.htm

    http://www.nature.com/news/2008/080801/full/news.2008.997.html
    Schrope M. Whale deaths caused by US Navy's sonar. Nature. 2002 Jan 10;415(6868):106. PubMed PMID: 11805797.
    Dalton R. More whale strandings are linked to sonar. Nature. 2006 Mar 30;440(7084):593. PubMed PMID: 16572138.

    ResponderExcluir
  11. passou ontem novamente no animal planet e agora vcs dizendo q é uma ficção eu fico me perguntando como pode um canal tão sério como o discovery e o animal planet passar uma docuficção. Para mostrar como é o trabalho forense, ou dos pesquisadores? Nossa... muito paia mesmo! Perdí 2 horas ouvindo uma grande besteira.... quem não sabe q os sonares prejudicam a vida marinha, ou que os golfinhos ajudam à pescar? puts... até no globo repórter ja passou isso.... Assistí achando q seria uma nova espécie marinha como essas q volta e meia sai na séria revista scientific american. Besta demais.. deram uma carga seríssima à ficção. Ciência por trás é??? só se for bem por trás mesmo que nem vimos... lamentável... #fail

    ResponderExcluir