domingo, 7 de abril de 2013

Entrando nos seus sonhos

Researcher-testNovo estudo mostra ser possível ‘decodificar’ com o auxilio de estratégias computacionais certos conteúdos dos sonhos. Por meio procedimentos computacionais, empregando técnicas de aprendizado de máquina, que comparam a atividade cerebral durante o sono, de participantes do estudo, com os padrões de atividade coletados enquanto os mesmos estavam acordados, olhando para certos objetos, o computador foi capaz de aprender a identificar alguns dos conteúdos experienciados por estas mesmas pessoas em seus sonhos durante o período de início do sono. Assim, com o auxílio de bases de dados lexicais e de imagens, os pesquisadores conseguiram identificar ligações entre padrões registrados pelo método de imageamento por ressonância magnética funcional (fMRI) dos sujeitos experimentais e os seus relatos verbais.


Estes resultados, segundo os autores do artigo publicado online na revista Science, no dia 4 de abril último, sugerem que a experiência visual específica durante o sono é representada por padrões de atividade cerebral de maneira muito semelhante aos que são responsáveis pela percepção de estímulos, fornecendo uma maneira de sondar os recondidos de nossas mentes durante o sono e descobrir os conteúdos subjetivos dos sonhos por meio de medidas objetivas da atividade neural.


É impossível não começarmos a especular sobre as implicações dos possíveis desenvolvimentos deste tipo de tecnologia, em um futuro não tão distante. E mesmo que ainda seja muito cedo para nos assustarmos com tais possibilidades, creio já ser tempo de nos maravilharmos com o que podemos fazer com nossos conhecimentos sobre como o cérebro funciona e as tecnologias que emergem daí.
————————————
Referência: